quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alimentos para o Sistema Imunitário

Sistema Imunitário

Um Sistema Imunitário eficiente, é essencial para nos mantermos saudáveis. Protege-nos de todo o tipo de doenças desde constipações ao cancro, combate as intoxicações alimentares, vigia as alergias e retarda o processo de envelhecimento. Mas uma alimentação pobre, uma vida pouco saudável e um ambiente poluído podem comprometer e enfraquecer o Sistema Imunitário, deixando-nos mais susceptíveis a constipações ou mesmo infecções mais graves.
O sistema Imunitário actua como um exército de defesa, assenta no sistema linfático e na corrente sanguínea. Há no entanto outros órgãos que também são importantes, tal como a pele e o tubo digestivo. O sistema linfático é uma rede de vasos que devolvem os fluídos dos espaços entre as células à corrente sanguínea. Os nódulos linfáticos, o baço e o timo fazem parte do sistema linfático, produzindo linfócitos – células que identificam e destroem substâncias estranhas, micróbios e células cancerosas.

Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunitário

Para manter os órgãos e as células do Sistema Imunitário saudáveis e em equilíbrio, é essencial comer os alimentos certos. O Sistema Imunitário precisa de vitamina C para funcionar, por isso inclua na sua alimentação alimentos ricos neste antioxidante, presente na maioria dos frutos e vegetais. A vitamina A é um poderoso antiviral e ajuda o funcionamento do timo. Encontrámo-la no fígado, produtos lácteos, peixes gordos, Óleo de fígado de bacalhau e em vegetais.
Há outras coisas que se pode fazer para aumentar a nossa imunidade, para além de ter uma alimentação saudável. Fazer mais exercício, estimula o fluxo de linfa que contem células imunitárias por todo o corpo. O exercício também estimula a circulação, melhorando o fornecimento de oxigénio aos órgãos. Não é necessário ir a um ginásio, bastando manter-se activo e caminhar durante meia hora por dia num passo rápido.
A importância de ter uma atitude positiva perante a vida e ter muitos amigos, pode reforçar o Sistema Imunitário. Dormir o suficiente também é importante. A luminosidade solar estimula quer a nossa imunidade quer a boa disposição. O ioga e a meditação podem aliviar o stress e ajudar a descontrair.

Alguns Alimentos que Reforçam o Sistema Imunitário

- Cenoura – Contém nutrientes benéficos para a saúde ocular e visão.
- Batata – É tão versátil e popular, pode ser um bom aliado na prevenção de doenças.
- Cebola – É tão benéfico para a saúde, bloqueia a formação de células cancerosas.
- Tomate – Contém vitamina C, sendo um antiviral poderoso no Sistema Imunitário.
- Laranja – É um citrino versátil e está repleto de vitaminas que reforçam a imunidade.
- Banana – Contém açucares lentos que asseguram um bom nível de energia.
- Maçã – É um bom purificador, rico em fibra que ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Fonte aqui.

Sem comentários: