quarta-feira, 22 de maio de 2013

Descoberta mostra que gordura desencadeia a artrite reumatóide abre caminho para novas terapias genéticas


Fonte: Science Daily
Os cientistas descobriram que as células de gordura no joelho secretam uma proteína relacionada com a artrite. Esta é uma descoberta que abre caminho a novas terapias genéticas que poderiam oferecer alívio e mobilidade a milhões de pessoas em todo o mundo.
"Descobrimos que a gordura nas articulações do joelho secretam uma proteína chamada Factor Pró-D, que dá origem a uma outra proteína conhecida como Factor D, relacionada a artrite" - Nirmal Banda, Ph.D., professor associado de medicina na Divisão de Reumatologia da University of Colorado School of Medicine. "Sem o Factor D, os ratos de laboratório não podem desenvolver a artrite reumatoide".
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, que destrói gradualmente os ossos, músculos, articulações, cartilagens e outros tecidos conjuntivos. Mais de 1% ou aproximadamente 1,3 milhões de americanos sofrem com isso.
Banda, o autor sénior do estudo publicado esta semana no Journal of Immunology, passou os últimos 14 anos a rastrear as causas da artrite reumatóide, em colaboração com os professores Michael Holers, MD e William Arend, MD da CU School of Medicine.
Agora, com a descoberta deste pró-factor de D em ratos de laboratório com artrite reumatóide, ele está a trabalhar nas terapias genéticas para eliminar a proteína, em áreas localizadas. No entanto, estes resultados ainda precisam de ser estendidos aos seres humanos.
"Nós estamos a voltar a atenção para as vacinas, medicamentos ou inibidores que interrompam a secreção local de Pro-factor D nos ratos", disse ele. "O nosso objectivo será interromper a doença antes que esta seja capaz de avançar e levar à destruição da articulação."
O Factor D faz parte do sistema de complemento, um conjunto complexo de mais de 40 proteínas que ajudam o corpo a combater as bactérias e outros patogénicos. Em estudos com ratos com artrite, Banda já tinha descoberto que a via do sistema complemento, envolvendo Factor D, fez os ratos susceptíveis à artrite inflamatória.
No seu estudo mais recente, ele descobriu que a remoção do Factor D, ao invés de todo o sistema do complemento, obtém o mesmo resultado, sem comprometer outras partes do sistema que pode combater a infecção.
"Nós sabemos que a gordura está normalmente presente em torno de todos os órgãos do corpo, mas o que nós não sabíamos até agora era que a gordura secreta esta proteína, que realmente desencadeia a artrite nas articulações."
Ele observou que a gordura faz a mesma coisa em todas as articulações e não apenas nos joelhos. Isto significa que novos medicamentos resultantes desta descoberta podem ser utilizados como tratamento para a artrite inflamatória em todo o corpo.
Embora seja teoricamente possível destruir todo o sistema do complemento em humanos para prevenir a artrite, ele pode eventualmente retornar juntamente com o risco renovado de contrair a doença. No entanto, os pacientes podem adquirir infecções e outras complicações, porque lhes falta esta parte crítica do sistema imunitário.
"O sistema complemento é, ao mesmo tempo, amigo e inimigo. Acreditamos que podemos fechar uma parte do sistema complemento que desencadeia a doença sem desligar o restante. Se assim for, estaremos a dar um grande passo em direcção ao tratamento e, talvez, a cura da artrite reumatóide".
Referências:

W. P. Arend, G. Mehta, A. H. Antonioli, M. Takahashi, K. Takahashi, G. L. Stahl, V. M. Holers, N. K. Banda. Roles of Adipocytes and Fibroblasts in Activation of the Alternative Pathway of Complement in Inflammatory Arthritis in Mice. The Journal of Immunology, 2013; DOI: 10.4049/jimmunol.1300580

Sem comentários: