quarta-feira, 22 de maio de 2013

Remissão clínica da Artrite Idiopática Juvenil após a conclusão do Etanercept


Fonte: Medcenter Medical News 

A Artrite Idiopática Juvenil é uma doença inflamatória do tecido conjuntivo de causas desconhecidas mais comum na infância - de acordo com dados de um estudo realizado no Hospital da Universidade de Zaragoza, Espanha.

O mesmo estudo estimou que a prevalência da Artrite Idiopática Juvenil é de aproximadamente 7 a 40/100.000 crianças, variando consideravelmente de um estudo para outro dependendo da área geográfica. A nível mundial, fala-se numa prevalência entre 16-50 casos por 100 mil crianças e 300 mil crianças com Artrite Idiopática Juvenil nos Estados Unidos; em França, um estudo constatou que a prevalência é de 15,7/100.000 crianças.

O objectivo do tratamento consiste em atingir a remissão completa da doença, embora, em muitos casos, isto seja difícil de alcançar na sua totalidade. Nesses casos, os esforços devem ser dirigidos para controlar a inflamação a nível articular e sistémica, reduzir a dor; prevenir as deformidades e alcançar um crescimento e desenvolvimento normal.

Um estudo publicado na Rheumatology International mostrou que a suspensão do etanercept, numa proporção considerável de pacientes com Artrite Idiopática Juvenil, resultou numa exacerbação da doença inicial. Em muitos casos, foi necessário reintroduzir o etanercept. Os pacientes em que foi reiniciado o etanercept responderam com sucesso.

Foram analisados retrospectivamente os dados de 39 pacientes com Artrite Idiopática Juvenil de dois centros clínicos com serviços de reumatologia pediátrica em Bydgoszcz e Lublin (Polónia). Todos os pacientes suspenderam o etanercept por remissão no tratamento. O etanercept foi iniciado com uma média de 33,7 ± 36 (variação de 3 a 137) meses de doença.

A duração média do tratamento com etanercept foi de 34,7 ± 16,7 (variação de 6 a 72) meses, com uma duração média de remissão com a medicação de 21,3 ± 9,6 (intervalo de 4 a 42) meses, antes da interrupção do etanercept.

A duração média da remissão após a descontinuação do medicamento foi de 14,2 ± 12,1 (variação de 1 a 60) meses. Apenas 12 dos 39 pacientes (30,8%) não apresentaram  um agravamento da doença até o final do estudo.

As exacerbações foram observadas no início, ou seja, em menos de seis meses após a interrupção do etanercept, em 15 dos 39 pacientes (38,5%). Doze pacientes (30,8%) tiveram que iniciar o etanercept após o agravamento e todos responderam de forma satisfatória.

Referências:

* Postepski J et al, Clinical remission in juvenile idiopathic arthritis after termination of etanercept, Rheumatol Int. 2012 Jul 21.
* Ortiz de Solórzano M, Artritis idiopática juvenil. Estudio transversal de la casuística observada en el Hospital Universitario Miguel Servet de Zaragoza

* Consuegra Molina J, Artritis idiopática juvenil: tratamiento actual y perspectivas terapeuticas, Rev Esp Reumatol. 2003;30:338-47. - vol.30 núm. 06

Sem comentários: