sexta-feira, 15 de junho de 2012

Artrite: Tratamento português testado na China


Uma molécula contra a artrite reumatóide criada em Portugal vai ser submetida a testes clínicos na China. O acordo de colaboração foi assinado pela empresa portuguesa Technophage e pelo instituto de investigação chinês Shangai Institute of Materia Medica.

De acordo com o comunicado enviado ao Boas Notícias, a Technophage encontra-se a desenvolver anticorpos contra alvos específicos em várias doenças humanas. Um deles, o TA_101 deverá actuar em doenças inflamatórias e auto-imunes, nomeadamente a artrite reumatóide, impedindo o agravamento da patologia.

O pedido da patente para este produto já foi submetido nos EUA e, agora, o Shangai Institute of Materia Medica junta-se à empresa portuguesa de biotecnologia para a realização de estudos pré-clínicos com o TA_101. Esta parceria visa gerar dados para apoiar a aprovação da comercialização do produto como fármaco.

Os investigadores acreditam que o TA_101 poderá garantir, no futuro, um tratamento eficaz não só da artrite reumatóide, mas também de outro tipo de doenças auto-imunes. Dependendo do sucesso dos estudos de eficácia, a Technophage poderá vir a apresentar um pedido de ensaios clínicos, ainda em 2012, à Agência Europeia de Medicamentos.

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, caracterizada por inchaço e dores nas articulações. Os tratamentos que, até agora, tentam apenas minimizar as dores com anti-inflamatórios e medicamentos que interferem na criação de células imunitárias, podem vir a evoluir drasticamente com esta nova molécula capaz de diminuir a progressão da inflamação.

Fonte: http://www.boasnoticias.clix.pt

Sem comentários: