sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cirurgia da mão é útil em deformidades causadas pela artrite reumatoide

Em pacientes com as mãos gravemente deformadas pela artrite reumatóide, tanto a função quanto a aparência são melhoradas pela artroplastia da articulação metacarpofalângica com colocação de silicone (SMPA), afirmam pesquisadores.

Após três anos, “em comparação com pacientes semelhantes tratados de forma não-cirúrgica, os pacientes tratados por artroplastia com colocação de silicone continuaram a ter melhores resultados na mão”, o Dr. Kevin C. Chung disse à Reuters Health por e-mail.

Os implantes de silicone têm sido usados há anos para substituir articulações destruídas. Mas de acordo com um trabalho do Dr. Chung e colaboradores da Universidade de Michigan, Ann Arbor, evidências que suportam esta prática são, na maioria, de baixa qualidade devido, por exemplo, ao curto acompanhamento e à falta de controlo.
           
Como publicado on-line em Abril no jornal Arthritis Care & Research, a equipa conduziu um estudo multicêntrico prospectivo de coorte, comparando 67 pacientes com artrite reumatóide e graves deformidades em articulações metacarpofalângicas que optaram pela artroplastia com silicone e 95 pacientes semelhantes que não foram submetidos à SMPA.
No início, o grupo cirúrgico teve piores função e medidas funcionais pelo Michigan Hand Outcomes Questionnaire (MHQ).

Após três anos, com dados disponíveis para 42 pacientes submetidos ao procedimento e 73 controlos, o grupo cirúrgico teve melhora significativamente maior na média da contagem MHQ geral e funcional, actividades da vida diária, estética e índices de satisfação.
Desvio ulnar, limitação da extensão e arco de movimento nas articulações metacarpofalângicas e interfalangeanas proximais também melhoraram significativamente no grupo cirúrgico. Estas foram mudanças drásticas, afirmam os investigadores. “Nós observamos uma melhora média de 20 graus no desvio ulnar e de 30 graus na extensão após três anos.”
Em média, nenhuma melhoria foi observada em Arthritis Impact Measurement Scales, força nos movimentos de pinça e de preensão. Apesar disso, os pesquisadores destacaram que “a artroplastia com colocação de silicone permite que o paciente abra e feche as mãos com maior facilidade.” Eles também sugerem que as pontuações no questionário MHQ podem ser mais informativas que as medidas tradicionais, como a força de pinça e de preensão.
A taxa de complicações, dizem os pesquisadores, foi “mínima”. Uma complicação que pode surgir da SMPA é a fractura do implante. Esta complicação tem ocorrido em até 67% dos casos em alguns estudos. A taxa de fractura em três anos no presente estudo foi de 9,5%.
“O desfecho mais importante para pacientes com artrite reumatóide e cirurgiões de mão, considerando o procedimento, é a melhora da função”, conclui a equipa de pesquisa. “Os nossos resultados após três anos demonstraram que o procedimento de artroplastia com implante de silicone vai melhorar a função e as actividades da vida diária e restaurar a aparência de pacientes com as mãos gravemente deformadas pela artrite reumatóide.”

Autor: David Douglas

Fonte: Medscape 

Sem comentários: