sexta-feira, 15 de junho de 2012

Musicoterapia alivia pacientes com fibromialgia


Investigadores espanhóis da Universidade de Granada comprovaram que a musico-terapia aliada a uma série de técnicas de relaxe a partir de imagens melhora a qualidade de vida destes pacientes ao permitir diminuir de forma notável os sintomas associados à fibromialgia como a dor, a depressão, a ansiedade e a  qualidade do sono.

O estudo experimental, pioneiro na Europa, foi realizado com pacientes de fibromialgia as províncias de Granada, Almería e Córdoba. Foram analisadas diversas variantes como os principais sintomas do paciente, a intensidade da dor, a qualidade de vida, o impacto da doença na vida quotidiana, os transtornos no sono, a ansiedade, a depressão e a auto-eficácia do paciente bem como o bem-estar geral e conhecimento da sua condição.

Os investigadores apontam que este tratamento alternativo é uma solução de baixo custo, de fácil aplicação e numerosos benefícios que podem ser postos em prática pelo próprio paciente. Alertam também que serão necessários mais estudos empíricos que abordem outras variáveis fisiológicas.

O estudo será publicado em breve na revista especializada Pain Management Nursing. Mais informações no site da Universidade de Granada. 

Fonte: http://www.boasnoticias.clix.pt

Sem comentários: