sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Banhos quentes" renascem na Nazaré


Está a iniciar-se, na Nazaré, a construção de um inovador Centro de Talassoterapia. Com inauguração prevista para Junho de 2012, Barra Talasso pretende recuperar a tradição dos antigos “Banhos Quentes” que, durante décadas, atraíram milhares de turistas à praia da Nazaré, em busca de alívio para o reumatismo através de tratamentos com água do mar aquecida.

O Barra Talasso, um investimento do Grupo Miramar, distingue-se por ser um equipamento exclusivamente dedicado à talassoterapia, com uma forte componente terapêutica, baseada na utilização da água do mar como elemento de alto valor medicinal, aliada à vertente de bem-estar e combate ao stress.

Num investimento de 2,2 milhões de euros, comparticipado em 1,5 milhões pelo QREN, o centro de talassoterapia vai ocupar uma área de 967 m2 e será composto por uma zona colectiva de piscinas, por uma zona de cabines para administração de técnicas termais - de forma individual, usando a água do mar - e por uma pequena área desportiva. O edifício inclui ainda áreas técnicas, vestiários e gabinete médico.

O projecto inspira-se na cultura marítima nazarena, destacando-se os elementos arquitectónicos da fachada que remetem para as linhas das proas dos barcos de pesca artesanal e para as ondas do mar.

O projecto foi igualmente concebido de modo a minimizar a pegada ambiental, com um forte investimento em equipamentos que garantam uma melhor eficiência tecnológica e energética. O sistema de captação e de circulação da água do mar (sem qualquer tratamento químico), a iluminação em tecnologia led, o aquecimento através de painéis solares instalados e a recuperação do calor produzido internamente, são exemplos desta preocupação.

Capacidade para 400 pessoas

O centro de talassoterapia terá uma capacidade média diária de aproximadamente 400 pessoas. Os tratamentos a aplicar estão indicados para patologias nas áreas da reumatologia, sistema respiratório, dermatologia e doença venosa (varizes), bem como combate ao stress.

O centro Barra Talasso irá desenvolver parcerias com os hotéis da região Oeste e com a associação de alojamento local da Nazaré, para a criação de pacotes de tratamento de talassoterapia destinados aos seus clientes.

Será também disponibilizado o “Cartão Barra Talasso”, um sistema de mensalidade que permitirá a utilização do circuito de piscina activa e de estufas a preços especiais.

Fonte: http://www.boasnoticias.clix.pt/

Sem comentários: