sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quimioterapia trata menina com artrite rara


Com apenas três anos, a britânica Lottie Lafferty foi diagnosticada com artrite juvenil, uma condição relativamente rara que lhe causava dores intensas ao andar e brincar. Contudo, ao ser tratada com um químico normalmente utilizado em pacientes com cancro, a menina recuperou e agora leva uma vida normal.

Lottie toma injecções semanais com pequenas doses de metotrexato, na Royal Victoria Infirmary de Newcastle, que a ajudam a aliviar as dores nas articulações.

"Os dedos, os pulsos, quase todo o corpo [eram afectados pela dor] e era como se ela estivesse presa num corpo muito mais velho", diz Neil Lafferty, o pai da menina, em declarações à BBC.

A artrite é uma doença inflamatória que pode afectar várias articulações em simultâneo. A maioria dos pacientes é afectada em até cinco articulações, mas Lottie sofria de inchaço e rigidez em todo o corpo, principalmente nos cotovelos, pulsos, braços, quadris, joelhos e tornozelos.

"Agora, ela está muito mais feliz. Fica eufórica quando consegue subir para qualquer coisa ou cruzar as pernas", refere o pai da menina.

Fonte:  http://www.boasnoticias.clix.pt

Sem comentários: