sexta-feira, 26 de junho de 2009

Definição

O termo reumatismo toma frequentemente um cariz generalizado a todo o tipo de dores ósseas ou articulares, o que é manifestamente incorrecto. Mas é o termo geralmente usado para designar um grupo de doenças que afecta articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos. Portanto, reumatismo não se refere a nenhuma doença específica e sim a um grupo de doenças com as características acima citadas. Compreende artrites, mialgias, neurites, gota e processos similares.

Sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes.

A diversidade de doenças reumáticas existentes impede uma definição que abranja adequadamente todas elas, pois os mecanismos causadores das doenças e os órgãos atingidos variam bastante.

A expressão "reumatismo no sangue" não deve ser utilizada. O sangue é simplesmente utilizado para exames laboratoriais que identificarão as alterações inerentes a cada doença. Só um reumatologista estará apto a diferenciar cada uma das doenças reumáticas, pelo que é necessário recorrer a um o mais rapidamente possível se pensa sofrer de algum reumatismo. Só com o correcto diagnóstico poderá ter o melhor aconselhamento e tratamento para o seu caso.


Artrite reumatóide, artrite psoríaca, lúpus, dermatopolimiosite (inflamação da pele e músculos), esclerodermia/esclerose sistémica (inflamação e fibrose da pele e outros órgãos), vasculites (inflamação de artérias ou veias) têm mecanismo auto-imune (anticorpos dirigidos contra constituintes próprios do organismo provocando inflamação). Estas doenças são reumáticas na medida em que cursam com artrite ou têm mecanismos semelhantes na sua origem.

A doença articular mais frequente é a artrose (ou osteoartrite) - o tecido primariamente comprometido é a cartilagem articular.

A coluna vertebral é uma "pilha de articulações" que também são atingidas em alguns reumatismos. Dor na coluna pode ser reumatismo.

Uma descrição comummente usada é o “reumatismo das histéricas”. Trata-se de mulheres que se queixam de dor generalizada e que têm um importante componente psiquiátrico associado. Durante muito tempo usou-se o nome reumatismo psicogénico para esta doença e, actualmente, ela é conhecida como fibromialgia - sono não reparador, dor difusa pelo corpo e fadiga são as características principais da fibromialgia. Certamente não será uma doença psicogénica, mas pacientes com fibromialgia têm um componente psiquiátrico associado que se presume ser consequente ao mesmo defeito que gera os sintomas orgânicos.

Doenças diferentes provocam artrite. Sempre que houver artrite não traumática há um reumatismo. As articulações são o local preferencial dos reumatismos mas estes podem comprometer outros órgãos.

Pensa-se que a artrite das puérperas poderá gerar artrite purulenta pelo gonococo - Micróbio da blenorragia (havendo infecção genital, o parto cria condições para disseminação das bactérias pelo sangue) e, também, em lúpus. Nesta última doença, a inflamação pode ocorrer em qualquer órgão mas são muito mais frequentes a dermatite e a artrite. Início ou agudização após parto são comuns.

Várias doenças reumáticas podem iniciar-se na infância ou adolescência. Não sendo a febre reumática a causa mais frequente de artrite na criança.

Sem comentários: