sexta-feira, 26 de junho de 2009

Divisão em grupos

Grosseiramente podemos dividir as "doenças reumáticas" nos seguintes grupos:

1. Artrites

Doenças que originam uma inflamação das articulações. De causa diversa (auto-imunes, infecciosas, microcristalinas), são as que põem maiores questões quanto à u
rgência do tratamento e à possibilidade de atingimento de outros órgãos do corpo além das articulações.

2. Artroses
Frequentemente de evolução crónica, devem-se a um desgaste contínuo das superfícies articulares, apresentando poucos sinais de inflamação. O seu aparecimento é quase inevitável como um processo natural do envelhecimento do organismo.

3. As doenças da coluna vertebral

Pela sua frequência merecem um chamamento particular. São de todos conhecidas as dores na coluna cervical (cervicalgias) ou na coluna lombar (lombalgias). Por detrás destas queixas poderão estar processos de desgaste articular (artrose) ou de artrite (inflamação) das articulações da coluna, neste último caso o diagnóstico é necessariamente urgente para exclusão de doenças graves (ex.: tuberculose da coluna ou outras infecções).

4. As doenças dos tendões


Causadas muitas vezes por esforços de sobrecarga (ex.: desporto, actividades profissionais ), mas podem também ocorrer em doenças inflamatórias (ex.: espondilite anquilosante).

5. As doenças do osso
As infecções, os tumores (benignos e malignos) ou a descalcificação (osteoporose) podem ser causa de dor "reumática". No caso de osteoporose primária a dor só existe quando ocorre uma fractura óssea.

Como referimos esta é apenas uma classificação superficial, não descriminando as centenas de "doenças reumáticas" hoje bem individualizadas.

As doenças reumáticas são frequentes na nossa sociedade como demonstram os números que se seguem referentes ao nosso país:


· 8 a 10 por cento da população portuguesa sofre de alguma doença reumática;

· As doenças reumáticas são responsáveis por 20 por cento do total de baixas e por 50 por cento dos pedidos de reforma antecipada;


Em conclusão podemos dizer que o termo "Reumatismo" é incorrecto pois as "doenças reumáticas", são variadas na sua expressão e nas suas características. As doenças reumáticas são frequentes mas algumas medidas simples podem minorar os seus efeitos nocivos.

Sem comentários: