Tratamentos Farmacológicos
O processo subjacente na artrite psoríaca é a inflamação, então são dirigidos tratamentos para reduzir e controlar a inflamação. Anti-inflamatórios não esteróides como diclofenato e naproxen normalmente são os primeiros medicamentos.
Outras opções de tratamento para esta doença incluem a utilização de corticoesteróides, incluindo injecções na articulação - isto só é prático se apenas algumas articulações forem afectadas.
Alguns autores consideram no entanto os corticoesteróides como medicamentos a evitar pois podem aumentar a frequência dos episódios de psoríase.
Se não é alcançado um controle aceitável usando anti-inflamatórios não esteróides ou injecções na junta, então um tratamento com imunossupressores como metotrexate pode ser acrescentado ao regime do tratamento. Uma vantagem de tratamento com imunossupressores é que também trata a psoríase além da artropatia. Contudo, os efeitos secundários destes medicamentos fazem com que a adesão dos doentes a esta terapêutica seja baixa. Cerca de metade dos doentes interrompe a terapia em 2-5 anos devido aos efeitos adversos.
Recentemente, uma classe nova de terapêuticas desenvolvida usando recombinantes tecnologias de DNA chamada Inibidores Tumor necrose factor alfa estão disponíveis, por exemplo, infliximabe, etanercept e adalimumab. Estes estão a tornar-se comummente usados mas são normalmente reservados para os casos mais severos.
Tratamentos não Farmacológicos
Serve de tratamento complementar aos medicamentos de forma a aliviar a dor, prevenir a incapacidade de movimentos e aumentar a qualidade de vida do doente. Inclui:
- Manutenção do peso ideal
- Dieta saudável
- Repouso adequado
- Fisioterapia e exercício individualizado
- Terapia Quente/Frio
- Cirurgia (casos mais graves)
Sem comentários:
Enviar um comentário