terça-feira, 30 de junho de 2009

Tratamentos

Tratamentos Farmacológicos

O processo subjacente na artrite psoríaca é a inflamação, então são dirigidos tratamentos para reduzir e controlar a inflamação. Anti-inflamatórios não esteróides como diclofenato e naproxen normalmente são os primeiros medicamentos.

Outras opções de tratamento para esta doença incluem a utilização de corticoesteróides, incluindo injecções na articulação - isto só é prático se apenas algumas articulações forem afectadas.

Alguns autores consideram no entanto os corticoesteróides como medicamentos a evitar pois podem aumentar a frequência dos episódios de psoríase.

Se não é alcançado um controle aceitável usando anti-inflamatórios não esteróides ou injecções na junta, então um tratamento com imunossupressores como metotrexate pode ser acrescentado ao regime do tratamento. Uma vantagem de tratamento com imunossupressores é que também trata a psoríase além da artropatia. Contudo, os efeitos secundários destes medicamentos fazem com que a adesão dos doentes a esta terapêutica seja baixa. Cerca de metade dos doentes interrompe a terapia em 2-5 anos devido aos efeitos adversos.

Recentemente, uma classe nova de terapêuticas desenvolvida usando recombinantes tecnologias de DNA chamada Inibidores Tumor necrose factor alfa estão disponíveis, por exemplo, infliximabe, etanercept e adalimumab. Estes estão a tornar-se comummente usados mas são normalmente reservados para os casos mais severos.

Tratamentos não Farmacológicos

Serve de tratamento complementar aos medicamentos de forma a aliviar a dor, prevenir a incapacidade de movimentos e aumentar a qualidade de vida do doente. Inclui:

  • Manutenção do peso ideal
  • Dieta saudável
  • Repouso adequado
  • Fisioterapia e exercício individualizado
  • Terapia Quente/Frio
  • Cirurgia (casos mais graves)

Sem comentários: