Considerando os sintomas consideram-se cinco tipos principais de artrite psoríaca:
Este tipo corresponde por 50% de casos e afecta articulações em ambos os lados do corpo. Este tipo é muito semelhante à artrite reumatóide.
Este tipo afecta 35% de pacientes e é geralmente moderada. Este tipo não acontece nas mesmas juntas em ambos os lados do corpo e normalmente envolve 2 a 4 juntas.
Afecta menos que 5% dos pacientes e é severa, deformadora e destrutiva. Esta condição pode progredir durante meses ou anos que causam dano em comum severo.
Este tipo é caracterizado por dureza da espinha ou pescoço, mas também pode afectar as mãos e os pés, numa linha semelhante à artrite simétrica.
Interfalangeal distal predominante
Este tipo de artrite psoríaca é encontrada aproximadamente em 5% de pacientes e é caracterizada pela inflamação e dureza nas juntas mais próximas dos dedos das mãos e/ou dos pés. As mudanças nas unhas são frequentemente marcadas.
Durante o exame médico são identificadas e examinadas as lesões na pele (Psoríase) e articulações. O médico pode achar conveniente o recurso à imagiologia, por exemplo: Fazendo radiografias das articulações afectadas, Cintilografia auricular ou Tomografia computorizada.
Valores laboratoriais que podem auxiliar o diagnóstico:
- Factor Reumatóide geralmente negativo
- Velocidade de Sedimentação pode estar aumentada
- Proteína C reactiva pode estar aumentada
- Hemograma pode revelar Anemia da Doença Crónica
Sem comentários:
Enviar um comentário