segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tipos de Psoríase

Psoríase em placas: O tipo mais comum de psoríase é a chamada psoríase em placas. É caracterizada por lesões elevadas, inflamadas (vermelhas), cobertas por escamas esbranquiçadas. As escamas são formadas por células mortas da pele. O nome técnico desta forma é psoríasis vulgares (vulgar = comum). Pode manifestar-se em qualquer área da pele, os joelhos, cotovelos, couro cabeludo e tronco são as regiões mais comummente atingidas.

Psoríase gotejada: A psoríase gotejada é caracterizada por pequenos pontos avermelhados de psoríase. Tal nome é devido as lesões terem o formato de pequenas gotas. Geralmente aparece no tronco, braços e pernas. Esta forma frequentemente aprece repentinamente após uma infecção estreptocócica ou viral do trato respiratório superior. Há também outros eventos que podem precipitar um surto: amigdalite, gripe, varíola, imunizações, trauma físico, stresse emocional e administração de drogas anti-malária.

Psoríase Inversa: A psoríase inversa é assim chamada por apresentar um padrão de distribuição das lesões inverso aos outros tipos. Nesta forma as lesões se localizam nas zonas das dobras cutâneas, axilas, virilha, por baixo da mama, dobra do cotovelo, etc. Tipicamente apresentam-se lesões planas e inflamadas sem escamação e particularmente sujeitas a irritação devido ao atrito e ao suor.

Psoríase Eritrodérmica: Normalmente a psoríase eritrodérmica aparece sobre a pele como um vermelhidão e escamação fina, frequentemente se acompanha por prurido intenso e dor podendo ocorrer inchaço.

Psoríase Postular: A psoríase postular caracteriza-se por pústulas (lesões vesiculares com pus não infeccioso) sobre a pele. O pus consiste de glóbulos brancos acumulados. Não é uma doença infecciosa e, portanto, não é contagiosa. Pode localizar-se em certas áreas do corpo tais como mãos e pés, ou pode generalizar-se. Tem a tendência para se manifestar em 3 fases cíclicas:
1) eritema (pele avermelhada);
2) formação de pústulas;
3) descamação da pele.

Psoríase Ungueal (das unhas):
A psoríase pode afectar tanto as unhas dos pés como das mãos. Comummente aparece como pintas nas unhas de vários tamanhos, forma e profundidade. Algumas vezes estas desenvolvem uma cor amarelada e tornam-se finas. As unhas podem esfacelar-se facilmente e apresentar inflamação no seu contorno. Outro possível sintoma é o deslocamento da unha do leito ungueal.

Psoríase do Escalpe (couro cabeludo): Esta forma de psoríase afecta pelo menos metade das pessoas que sofrem da doença. Geralmente, o couro cabeludo terá placas de psoríase caracterizadas por lesões elevadas, inflamadas com escamas.

Sem comentários: