sexta-feira, 3 de julho de 2009

Doença de Churg-Strauss / Angeíte granulomatosa e alérgica

A doença de Churg-Strauss (C-S) é uma vasculite sistémica semelhante à poliartrite nodosa clássica, dela se diferenciando por:

· Importante envolvimento pulmonar com formação de granulomas com infiltração de eosinófilos no leito vascular e extra-vascular (também nos sítios de vasculite extra-pulmonar)

· Aumento de eosinófilos no hemograma

· Sinusite crónica

· Asma grave

Asma e sinusite antecedem o quadro de vasculite por meses ou anos. A asma não costuma responder a um tratamento convencional, sendo necessário uso de corticóides. O quadro pulmonar apresenta-se com escarro com sangue e dor pleural, sendo frequente infecções bacterianas secundárias. O controlo da sinusite e/ou infecção pulmonar associada é muito importante para a estabilização da doença. Ambas são um obstáculo para o uso adequado da imunossupressão.

O tratamento pode ser iniciado somente com corticóides. Em casos resistentes, a associação prednisona/ciclofosfamida, nos moldes preconizados para poliarterite nodosa e adaptados à intensidade da doença, é o tratamento de escolha. Methotrexate pode ser usado como manutenção após estabilização.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico:

A causa dessa doença é conhecida?

A doença tem cura?

Qual o prognóstico?

O tratamento é esta receita somente ou devo repeti-la?

Há interferência com outros remédios que estou a usar?

Quais os órgãos comprometidos?

Quais são os sinais de alerta?

Quais os efeitos colaterais do tratamento?

Que cuidados devo ter nos meus hábitos diários, profissionais e de lazer?

Devo fazer exames de controlo?

Dr. Mauro W. Keiserman

Sem comentários: