quarta-feira, 29 de julho de 2009

Meditação

Quando você não está a fazer absolutamente nada, física ou mentalmente, quando toda a actividade cessa e você está presente, apenas existindo, chamamos a isso meditação. Não é algo que possa ser feito, nem é possível exercitar-se para isso: basta entender.
Sempre que encontrar um tempo para apenas ser, largue tudo o que estiver fazendo. Pensar, concentrar-se ou contemplar também são fazer algo. Se, por um único momento, você não fizer nada e estiver voltado para dentro de si mesmo, completamente relaxado, isso é meditação. Depois de aprendê-lo, será possível permanecer nesse estado pelo tempo desejado ou até ficar assim durante 24 horas por dia.

Na segunda etapa da meditação, após perceber como o seu ser pode permanecer imperturbável, lentamente você pode começar a fazer algumas coisas, cuidando para que o seu ser não fique agitado. Primeiro, aprenda a só ser, depois aprenda a fazer pequenas coisas, como varrer o chão ou tomar banho, mas mantendo-se centrado. Então estará pronto para fazer coisas mais complexas.
Ainda que eu esteja falando consigo, a minha meditação não foi perturbada. Posso continuar a falar sem gerar a mínima agitação interior: o meu centro está calmo e silencioso.
A meditação não é contrária à acção, não requer que você fuja da vida. Ela apenas lhe ensina uma nova maneira de viver, na qual você se torna o centro do ciclone.
A vida continua, porém com mais intensidade, mais alegria, mais visão, mais criatividade, enquanto você permanece indiferente - um observador distante, vendo tudo o que acontece ao seu redor.
Você não é aquele que faz, e sim o observador.
O segredo da meditação é tornar-se o observador.
As acções seguem o seu curso: é possível fazer pequenas ou grandes coisas, contando que você não perca a concentração.
Essa consciência e essa capacidade de observação devem permanecer tranquilas, imperturbáveis.



Fonte: Reiki Cura Natural e Evolução

Sem comentários: