quinta-feira, 16 de julho de 2009

Linhas imunológicas de defesa

O sistema imunológico protege o organismo de infecções mediante uma estratégia de capas ou barreiras de defesa sucessivas, cada uma mais específica que a anterior.

O primeiro nível é formado por barreiras físicas que evitam que os agentes patogénicos como as bactérias e os vírus penetrem no organismo. Se um agente patogénico trespassa estas primeiras barreiras, o sistema imunológico inato provê uma resposta imediata, mas não específica. Os sistemas imunológicos inatos encontram-se em todas as plantas e animais. Contudo, se os agentes patogénicos invadem a resposta inata, os vertebrados possuem uma terceira capa de protecção, que é o sistema imunológico adaptativo. Aqui o sistema imunológico adapta a sua resposta durante a infecção para melhorar o reconhecimento do agente patogénico.

A informação sobre esta resposta melhorada conserva-se ainda depois do agente patogénico ser eliminado, sob a forma de memória imunológica, e permite que o sistema imune adaptativo desencadeie ataques mais rápidos e mais fortes se no futuro o sistema imune detectar este tipo de patogénico.

Tanto a imunidade inata como a adaptativa dependem da habilidade do sistema imunológico para distinguir entre as moléculas próprias e as que não o são. Em imunologia, as moléculas próprias são aqueles componentes dum organismo que o sistema imunológico distingue das substâncias estranhas. [ Ao contrário, as moléculas que não são parte do organismo, são reconhecidas como moléculas estranhas. Um tipo de moléculas estranhas são os chamados antigénicos (que significa "anti" corpo "ge" radores), são substâncias que se agarram a receptores imunes específicos e desencadeiam uma resposta imune.

Sem comentários: