quarta-feira, 8 de julho de 2009

Órgãos Linfoides

A medula óssea é o local onde se situam as células histomáticas, que dão origem a todas as células do sistema imune e ainda das plaquetas e eritrócitos. É ainda o local de maturação de todas estas células, com excepção dos linfócitos T.

O timo é o local de maturação dos linfócitos T.

Os gânglios linfáticos são órgãos pequenos com forma de feijão, situados em todo o corpo. Eles contêm linfócitos B e linfócitos T4 e T8, e são os locais de recolha de antigénicos (filtração) da linfa. Aí se organizam e controlam as defesas e formam folículos linfóides onde os linfócitos B com receptores específicos para os antigénicos se maturam em plasmócitos produtores de anticorpos. Aí também se maturam os linfócitos T8 específicos do antígeno em linfócitos citotóxicos. As células apresentadoras de antigénicos como a célula de Langerhans e os fagócitos afluem aos gânglios para apresentar antigénicos recolhidos (ou fagocitados) da periferia aos linfócitos.

O baço possui quatro funções fisiológicas:

Primeira: Armazenamento de Hemácias.

Segunda: Destruição das hemácias velhas, alteradas, ou parasitadas.

Terceira: Filtrar o sangue e reter microrganismo e outros corpos estranhos a serem fagocitados.

Quarta: Colocar linfócitos B e linfócito T em contacto com os antigénicos.

O fígado é primariamente um órgão metabólico, mas também alberga muitos fagócitos e é ele que produz as proteínas imunitárias como o sistema complemento. Controla as invasões intestinais, já que filtra todo o sangue proveniente do intestino, pela veia porta.

O intestino e os brônquios são importantes órgãos imunitários. Contêm uma camada com folículos linfóides (o MALT -mucosa associated lymphoid tissue ou BALT), plenos de linfócitos, que reagem aos antigénicos e outras reacções contra eles. Controlam também a flora normal de bactérias intestinais.

As amígdalas são um aglomerado de tecido linfoide em redor da entrada da faringe, controlando os invasores que entram pela boca.

Sem comentários: